Portanto, nós temos duas linguagens de script que possuem funções similares. Nós mencionamos anteriormente que você pode fazer várias coisas com PHP. Contudo, ele é mais amplamente utilizado para gerar conteúdos dinâmicos. Isso impediria o famoso Cross-site scripting (XSS), um ataque que se aproveita da vulnerabilidade de um sistema e códigos JavaScripts são injetados para roubar informações do site que foi atacado. Dentro do PHP, existe uma configuração, onde é possível acessar os valores das variáveis salvas no navegador através do JavaScript, o que traz um risco para sua aplicação. Qualquer invasor tem conhecimento do nome padrão utilizado pelo PHP para salvar IDS, que é PHPSESSID.
- Isso significa que ao acertar você ganha pontos, medalhas, participa do ranking mensal e vê o seu card de programador evoluir a cada dia.
- Para desenvolver em PHP, você precisará instalar um servidor em sua própria máquina para testar seus scripts PHP localmente.
- Por fim, mas não menos importante, outra ferramenta popular na tarefa de dar subsídios a quem deseja tornar-se um programador para Web, é o EasyPHP.
- Novo game de sobrevivência contra zumbis desafia jogador a administrar recursos e criar uma pequena comunidade para enfrentar as criaturas.
- Sem dúvida é, e a grande popularidade do WordPress, que o destaca como a principal ferramenta para publicação e gerenciamento de sites da atualidade, deixa isso bem claro.
Você aprenderá a usá-las corretamente ao longo do tempo e com a prática. As arrow functions são superúteis quando você precisa passar uma função de callback. Veremos como usá-las para realizar algumas operações de array mais tarde. A página é tecnicamente uma página com extensão HTML, embora não tenha tags HTML, apenas uma string Hello World. O navegador é quem faz o trabalho de descobrir como exibir isso na janela.
Por que aprender PHP?
A outra maneira considera o PHP mais como o motor responsável por gerar uma “aplicação”. Você não escreve o HTML em um arquivo .php, mas usa uma linguagem de modelagem para gerar o HTML, e tudo é gerenciado pelo que chamamos de framework. Enums https://www.portalonorte.com.br/concursos-e-empregos/por-que-investir-em-um-bootcamp-de-programacao-em-vez-de-cursos/123213/ são objetos, que podem ter métodos e muito mais recursos do que podemos abordar aqui nesta breve introdução. Quando isso acontece, nós os chamamos de static e, para referenciá-los ou chamá-los, não precisamos mais criar um objeto da classe.
O PHP é uma linguagem de programação amplamente utilizada para desenvolvimento de aplicações web. Para utilizar o código, é necessário integrá-lo com servidores web e bancos de dados, o que permite a criação de páginas dinâmicas e interativas. PHP é uma linguagem de programação de código aberto, criada para o desenvolvimento web. Com ela podemos escrever pequenos
scripts de forma procedural, utilizar a orientação a objetos ou ainda ambas. Esse Guia de Referência tem como objetivo
acompanhar seus primeiros passos nessa tecnologia.
Diagramas ER: conheça as ferramentas que irão facilitar a sua vida!
O PHP foi criado em 1994 e, desde então, sofreu uma grande evolução. Isso porque, a cada versão, foram adicionadas novas funcionalidades responsáveis por tornar a linguagem ainda mais poderosa. Os exemplos $vet04 e $vet05 mostram que é possível misturar tipos de dados dentro do vetor, sendo que no $vet05 mostra que em qualquer posição do vetor é possível declarar um outro vetor, resultando em uma bootcamp de programação matriz. Há, portanto, algum debate sobre se uma nova versão principal do PHP, com ou sem suporte a Unicode, deve ser chamado de “PHP 6”, ou se a nomenclatura deve ser ignorado para evitar confusão. Não é difícil de entender a escolha de profissionais pelo PHP para desenvolver a maioria de seus projetos web, já que, além da facilidade de trabalho, há também as vantagens diretas de desempenho.
Convidamos você para conhecer a Workana, a maior plataforma freelance do Brasil. Desde 2012, nos esforçamos para continuar conectando empresas e empreendedores com os trabalhadores remotos das mais diversas especialidades. O exemplo abaixo conforme a data atual, obtém os dias da semana. O acrônimo recursivo PHP representa um elefante, que é conhecido como o mascote da linguagem.
WTF is TypeScript + 6 aplicações extraordinárias da linguagem!
Em vez disso, as versões 5.3 e 5.4, foram lançadas com modificações que minimizaram o hiato deixado por uma nova versão e pelo que a 6 não cumpria bem. Pouco depois, eles desenvolveram a versão 4 do PHP, mas que tinha alguns problemas e ainda não atendia o que se esperava de uma linguagem moderna. Existem diversas outras áreas de atuação para quem trabalha com PHP, como desenvolvimento de jogos, desenvolvimento de aplicativos móveis e desenvolvimento de plataformas de e-commerce, por exemplo. Para facilitar o desenvolvimento com essa linguagem, existem diversos frameworks e bibliotecas disponíveis. Os frameworks mais populares incluem o Laravel, Symfony, CodeIgniter e CakePHP. O PHP foi criado em 1994 e, desde então, teve uma grande evolução.
- Hoje, é comumente referenciada como PHP Hypertext Preprocessor.
- Esse Guia de Referência tem como objetivo
acompanhar seus primeiros passos nessa tecnologia. - As doações feitas ao freeCodeCamp vão para nossas iniciativas educacionais e ajudam a pagar servidores, serviços e a equipe.
- A plataforma pode ser baixada gratuitamente e precisa ser instalada em um servidor externo onde você consegue tirar proveito de tudo o que ela oferece — confira uma lista de vantagens logo abaixo.
- Você não escreve o HTML em um arquivo .php, mas usa uma linguagem de modelagem para gerar o HTML, e tudo é gerenciado pelo que chamamos de framework.